Viagens no Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre Gramado-RS

COMPARTILHE
Tudo o que você precisa saber sobre Gramado-RS
Imagem de capa. Pórtico de Gramado - ASCOM Gramado
A encantadora cidade de Gramado-RS (Foto: ASCOM Gramado)

Entre os destinos mais procurados do Brasil, Gramado encanta a todos por suas paisagens exuberantes e as mais de 50 atrações para todos os públicos. É por isso que o Viagens no Brasil reuniu neste post tudo o que você precisa saber sobre Gramado-RS para ter uma viagem inesquecível!

Considerada a capital turística da Serra Gaúcha, a cidade está a cerca de 130 km de Porto Alegre. Ganha destaque por oferecer uma estrutura turística excepcional ao lado da sua vizinha Canela-RS. Gramado é com certeza o sonho de muitos viajantes. Em primeiro lugar estão as ruas charmosas, bem organizadas e a sua paisagem urbana com arquitetura peculiar. Em seguida, o requinte da gastronomia e a qualidade dos serviços tornam a experiência inesquecível. E por último, mas não menos importante, as suas paisagens de tirar o fôlego.

QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER GRAMADO-RS?

No inverno, é possível presenciar geadas e até neve em Gramado!
No inverno, é possível presenciar geadas e até neve em Gramado! (Foto: ASCOM Gramado)

Ainda que seja conhecida como a cidade perfeita para curtir o inverno, Gramado-RS vai te surpreender o ano todo. Suas quatro estações são bem definidas e a cidade guarda atrações para desfrutar independente do clima. Locais como por exemplo a Rua Coberta, o Lago Negro e o Mini Mundo, além dos passeios ao ar livre asseguram a diversão a qualquer momento. Enquanto isso, a cidade vizinha de Canela-RS é igualmente bela e repleta de atrações. Os dois municípios são ligados por uma estrada que beira lojas, restaurantes, fábricas de chocolate, hotéis e mirantes.

Então, a melhor época para conhecer Gramado-RS é a que você planejar ir! Separamos algumas dicas para facilitar a escolha.

Calendário de Eventos

A organização de Gramado-RS com certeza é um diferencial que atrai os turistas. Com um calendário de eventos bem programado e cenários pensados especialmente para receber grandes públicos, Gramado reúne atrações para o ano todo. São eles a Festa da Colônia, seguindo para a Chocofest, o Festival de Turismo e o de Publicidade, além do badalado Festival Internacional de Cinema. Contudo, é no natal que Gramado recebe mais turistas por conta do Natal Luz.

Conhecer Gramado-RS no inverno

Se você gosta de frio, o mês de julho é o ideal para você aproveitar Gramado-RS com suas roupas de lã e os cafés artesanais à beira da lareira. Nessa época do ano, as temperaturas ficam próximas a zero, as vezes até abaixo disso. Se você der sorte, ainda verá as geadas e a neve! Boas opções nesta época são os passeios na serra, a Rua Coberta, as vinícolas e as fábricas de chocolate.

Agosto e o Festival de Cinema de Gramado-RS

Amantes das Belas Artes precisam se programar para conhecer Gramado no mês de agosto. Isto porque um dos maiores festivais de cinema do mundo e o maior do Brasil acontece neste mês na cidade. Filmes de toda a América do Sul concorrem nas mais variadas categorias, oferecendo um leque de estreias exclusivas. Além disso, eventos como Premiere Gramado by Posh e o Winter Festival também são sediados na cidade.

Época mais barata para conhecer Gramado-RS

Se você quer fugir da multidão e conhecer Gramado-RS por um preço acessível, o melhor mês é o de setembro. Os preços caem em até 60% nas hospedagens, as lojas estão em queima de estoque e as promoções são vistas em todos os sites de reservas. Enquanto isso, no auge da primavera, você vai aproveitar todo o colorido das flores espalhadas pela cidade e o clima romântico da estação.

O Natal Luz

Com certeza o Natal Luz é a época mais esperada pelos turistas que desejam conhecer Gramado-RS! Pessoas de todos os lugares se planejam antecipadamente para se apaixonar pelas luzes de natal. De novembro à janeiro a cidade fica enfeitada com todo tipo de manifestação cultural que envolve o espírito natalino. São atrações como música, teatro, dança e decoração que promovem espetáculos a céu aberto. Além disso, eventos como por exemplo o Navitaten, a Fantástica Fábrica de Natal e o Grande Desfile de Natal são incluídos nos roteiros de viagem. Como resultado da alta procura, os ingressos para as mais de 20 atrações se esgotam rápido, sendo difícil até encontrar hospedagem nesta época. Por isso, programe-se com antecedência para aproveitar ao máximo o natal mais bonito do Brasil.

Como chegar em Gramado?

A organização do centro de Gramado.
A organização do centro de Gramado. (shutterstock)

Não há um aeroporto em Gramado, mas existem dois bem próximos que facilitam a chegada dos turistas. O mais perto é o de Caxias do Sul, há 70km, mas o aeroporto com melhor estrutura é o de Porto Alegre, a cerca de 115 km de distância. Seja qual for a sua opção, você precisará optar por um carro, ônibus ou transfer que te leve até a cidade. Para quem não quer ir de avião, há opção de ônibus vindo de cidades como São Paulo, Curitiba e Santa Catarina.

Transfer e ônibus

Para sair do aeroporto, você pode contratar serviços de transfer feito em van, micro-ônibus ou carro, dependendo do tamanho do seu grupo. Mas se optar por meios mais baratos, pode optar pelo ônibus convencional da Citral, com horários variados ao longo do dia. Essa linha passa pela Rodoviária e, em seguida, pelo Aeroporto (tanto na ida quanto na volta).

Alugar um carro em Gramado é bastante útil. Primeiro, porque você poderá utilizá-lo para ir do aeroporto para cidade – o que já agiliza a sua vida. E segundo, porque os principais pontos turísticos da região ficam afastados do centro e um dos outros. Ou seja, se alugar um carro for uma possibilidade para você, saiba que vale muito a pena.

O que fazer em Gramado?

A rua coberta em Gramado é uma opção de lazer a noite ou dias com chuva. Foto shutterstock
A rua coberta em Gramado é uma opção de lazer a noite ou dias com chuva. Foto shutterstock

Gramado é aquele lugar que sempre vai trazer novas opções para você a cada visita. Não importa se o seu roteiro é de 3, 5, 7 dias ou mais, sempre há um novo passeio para fazer você se apaixonar ainda mais. Isso sem contar com as opções de lazer em Canela-RS, a cidade vizinha que deve ser incluída no seu roteiro de viagem. São igrejas, parques temáticos, espaços culturais diversos, fábricas de chocolate, pontos turísticos, vinícolas e belezas naturais para todos os gostos. Por isso, separamos algumas opções sobre o que fazer em Gramado.

Para apreciar as belas paisagens de Gramado-RS

Agroturismo: se você gosta de tirar belas fotos de paisagens e aproveitar todo o clima da serra, precisa fazer o roteiro de agroturismo! As colônias são palco da paisagem natural mais bonita de Gramado! Além disso, são mais de 200 casas gastronômicas que atendem a todos os paladares através da gastronomia artesanal, além de produtos típicos da região.

BUS TOUR: O BusTour é uma excelente opção para quem não está de carro e quer conhecer os melhores pontos turísticos de Gramado e Canela. São três ônibus que fazem uma rota com mais de 30 pontos de parada. Você escolhe os lugares que quer parar e o tempo que ficar, pegando o ônibus seguinte. O início é na Brocker Canela, passando por lugares como o Café Colonial Gramado, Lago Negro e o Mini Mundo. Os ônibus circulam das 8h15 às 19h e você começa o roteiro de qualquer ponto, a qualquer hora! O ticket é válido para 01 ou 02 dias ou de passeio. Você pode comprar os ingressos com antecedência no site oficial.

Valle a bordo da Princesinha: Diferente do Bus Tour, esse é um passeio fechado, com aproximadamente 4h de duração sempre às segundas, quintas e sextas saindo da Praça das Etnias. Sua rota inclui as casas coloniais, o passeio por entre as paisagens de tirar o fôlego.

Atrações para toda a família em Gramado-RS

Já falamos que em Gramado e Canela você não vai passar tédio! Isso porque são várias atrações para você divertir com toda a família. Museus, parques, atrações radicais, vinícolas e muito mais que vão querer fazer você voltar todo ano! Separamos alguns dos passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro. Confira abaixo algumas delas.

Museu de Cera Dreamland

Você não precisa sair do país para visitar um Museu de Cera! O Dreamland é o primeiro projeto do gênero na América Latina! São 20 cenários temáticos e mais de 90 personalidades divididas entre artistas e personagens. Certamente você vai se divertir muito. O Museu de Cera fica na Avenida das Hortênsias, que liga Gramado à Canela, e funciona todos os dias.

Mini Mundo

O Mini Mundo foi criado pela família Höppner em 1981 e é um dos lugares queridinhos pelos visitantes . Um espaço encantador que traz réplicas de castelos, ferrovias, lagos, casas típicas em um mundo em miniatura. Tudo representado respeitando os valores históricos de cada peça em detalhes impressionantes! É um passeio para deixar registrado no celular e na memória!

Caro Watson

Se você é da turma dos jogos, precisa conhecer o Escape Game de Gramado! Um jogo de aventura real divertido que estimula a imaginação e o raciocínio. Como o nome já diz, o objetivo é escapar de um cenário resolvendo os enigmas, decifrando códigos e interagindo com cada parte do cenário. Os valores do ingresso variam conforme o tema do jogo, a partir de R$60 por pessoa. A dificuldade e o número de participantes também varia. O Caro Watson funciona das 14h às 20h e você pode conferir antecipadamente a programação no site oficial.

Você pode comprar muitos dos ingressos antecipadamente através do site Dream Ticket e programar com antecedência o seu roteiro!

Cervejarias, vinícolas e degustação em Gramado e Canela-RS

Imagem para ilustrar o parágrafo sobre vinhos e cervejas.

Se você gosta de degustar bebidas precisa conhecer as vinícolas e cervejarias da Serra Gaúcha! A produção de cervejas na região sul se destaca a cada ano. Em consequência disso, as Secretarias de Turismo de Gramado, Canela e Nova Petrópolis criaram a Rota da Cerveja.

Cervejarias artesanais – Rota Cervejeira da Serra Gaúcha

O passeio mais famoso é o Bus Bier Tour que passa pelas cervejarias Gram Bier, Rasen Bier e Cervejaria do Farol. Você vai conhecer lugares incríveis conhecendo todo o processo de produção das cervejarias. O pacote abrange transporte com o guia de turismo e tem valor fixo por pessoa. Os ônibus saem as terças, sextas e sábados.

Caso tenha um tempinho, estenda a sua viagem a Nova Petrópolis! Lá estão localizadas as outras duas cervejarias que compõem a rota. São elas Cervejaria Vitrola e Cervejaria Edelbrau.

Vinícolas em Gramado e Canela

Quem gosta de vinho sabe que a Serra Gaúcha produz safras de qualidade! Consequentemente já imaginam apreciar à beira de lareiras em meio às paisagens da serra. A produção tem influência das linhagens italianas e francesas, com mudas importadas para o país e é referência nacional.

Assim como as rotas de cerveja, as agências de turismo também oferecem pacotes incluindo as vinícolas. Caso queira montar seu próprio guia, indicamos duas das principais. Em primeiro lugar está a Ravanello, com apenas 11 anos de história. Localizada na estrada que liga Gramado a Nova Petrópolis, os visitantes podem agendar visita guiada ou apenas visitar o vilarejo e aproveitar a degustação acompanhada de uma tábua de queijos.

Em seguida, indicamos a Vinícola Jolimont que fica na área rural de Canela e foi fundada em 1948. O passeio tem uma vista incrível, além disso oferece o famoso espumante Brut Rosé. Um outro detalhe importante é a cerveja que leva espumante!

O mais importante lembrar é que bebida e direção não combinam! Para garantir sua segurança, você pode contratar roteiros completos nas agências de turismo! Em conclusão, você com certeza vai aproveitar muito a sua viagem faça frio ou faça calor!

O NATAL EM GRAMADO

Capa do Natal Luz 2021 em Gramado.
Natal Luz 2021 (Foto ASCOM Gramado)

Em duas épocas Gramado e Canela são extremamente concorridos: no inverno e nas festividades de natal. Por isso, se você pretende conhecer as cidades nestas épocas, programe-se com antecedência! Reunimos algumas dicas de passeios e eventos no Natal em Gramado.

Natal Luz de Gramado

A tradição do natal em Gramado-RS acontece desde 1986 quando grupos de corais passeavam pela rua principal da cidade carregando velas acesas e ecoando cânticos natalinos. Hoje, a cidade sedia o maior evento de natal do país, recebendo turistas de diversos lugares. De novembro à janeiro as casas, ruas e vitrines se enfeitam tais como nos filmes americanos. À noite, a cidade ganha uma iluminação especial e é quando começam a maioria dos espetáculos como a árvore cantante, os teatros, as luzes no Lago Negro e o desfile de natal com neve artificial.

Algumas atrações são gratuitas, outras valem à pena a programação, principalmente se você conhecer a cidade com crianças. Você pode comprar os ingressos através do site.

Parque Knorr - Aldeia do Papai Noel

A aldeia do Papai Noel é um passeio para família toda e vale o ingresso. É o único parque natalino no Brasil que fica aberto o ano todo para visitação. Com fortes referências europeias em sua construção, a aldeia é rodeada por pinheiros centenários alemães e está localizada na região mais alta da cidade.

Dentro do parque você encontra algumas atrações, como por exemplo o mini cinema com a história do lugar e o roteiro de passeio. Lá você vai conhecer um pouco mais sobre o empório de natal, o trenó voador, a árvore dos desejos, a casa do Papai Noel e muito mais. Outro passeio muito legal é o Monorail, uma espécie de trem sobre um trilho suspenso à beira do vale do quilombo.

O parque funciona das 9h15 às 17h todos os dias. Você pode adquirir os ingressos através do site.

Pontos turísticos de Gramado-RS

Imagem do Lago Negro em Gramado.

Já mostramos algumas atrações pagas e agora vamos passar para os pontos turísticos! Opções baratas de lazer em Gramado-RS! São lugares como por exemplo o centro, jardins, igrejas e paisagens para deixar sua viagem ainda melhor.

Centro de Gramado

O centro de Gramado por si só é uma graça! A sua arquitetura estilo europeia é cenário para belas fotos. Além disso, a organização e o urbanismo chamam a atenção dos visitantes que chegam de outras cidades do Brasil. Como toda cidade pequena, você consegue aproveitar bastante a pé. São cafés, bares, pracinhas com destaque para a Rua Coberta. A rua mais famosa do centrinho é um espaço para eventos, exposições, além de trazer opções incríveis de restaurantes.

Largo da Borges

É impossível não ficar preso a sua imponente arquitetura que mescla madeira e pedras. Bem ao lado do Palácio dos Festivais está localizado o Largo da Borges. Um complexo de lojas e restaurantes, com uma estrutura moderna e estacionamento para os visitantes. São dezenas de opções para quem gosta de admirar vitrines e quer dar uma paradinha para apreciar a gastronomia local.

Le Jardim - Parque de Lavandas

Uma opção gratuita que vai surpreender você em Gramado é o Parque de Lavandas. Um parque enorme, com inúmeras plantas exóticas e espécies de lavanda que vão fazer você querer cuidar de todas! Para quem gosta, é possível comprar mudas no lugar – o difícil vai ser escolher só uma. O parque também tem um pequeno café que vende o apfelstrudel, uma espécie de folheado de maçã com recheio francês e massa austríaca que só de olhar da água na boca. A visitação é possível de terça a domingo, das 9h30 às 17h30.

Palácio dos Festivais de Gramado-RS

Um dos lugares mais importantes para o cinema brasileiro, o Palácio dos Festivais há 45 anos é sede de um dos maiores festivais da categoria. Também conhecido como Cine Embaixador, os turistas podem ver sessões de cinema as sextas, sábados e domingos ao longo do ano e todos os dias nos meses de julho, janeiro e fevereiro. Além disso, fica localizado no coração de Gramado, ao lado da Igreja de São Pedro e em frente à Rua Coberta. Os ingressos são gratuitos.

Fonte do Amor Eterno

Gramado-RS é o destino dos apaixonados e a Fonte do Amor Eterno é o símbolo disso. Inspirada na famosa Fontana de Trevi, na Itália, a Fonte do Amor Eterno atrai anualmente milhares de casais que querem trancar seu cadeado ali e jogar as chaves nas águas da fonte. Está localizada bem pertinho da Igreja Matriz São Pedro e é uma excelente pedida para aproveitar durante o dia.

Igreja de São Pedro e Igreja do Relógio

Uma das características herdadas dos imigrantes italianos e alemães é a religiosidade. Embora a cidade seja pequena, duas belas igrejas se destacam da paisagem urbana e ficam bem próximas uma da outra. Em primeiro lugar, vamos falar da Igreja de São Pedro, na principal rua de Gramado. Construída em pedra basáltica em 1942, possui um pátio com um belo jardim e é ponto de referência na cidade. O acesso é livre, basta consultar o calendário paroquial.

Pouco mais a frente você encontra a torre do relógio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. Construída em 1961, é carinhosamente chamada de Igreja do Relógio devido a sua torre. A entrada é franca e o funcionamento é das 14h às 18h.

Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Bier é um dos cartões postais de Gramado. Construído há mais de 70 anos a pás e picaretas, é um espaço perfeito para caminhadas, piqueniques, para ler ou simplesmente apreciar as belas araucárias. O espaço foi idealizado por Leopoldo Rosenfeld e batizado em homenagem a Joaquina Bier, uma mulher visionária que em 1872 comprou a região e já falava do seu potencial. Atualmente, vários hotéis se instalaram próximos a ele. Além disso, é palco para grandes eventos na cidade, como por exemplo o show de luzes no Natal Luz.

Lago Negro

Outro cartão postal da cidade é o Lago Negro. Um dos pontos mais frequentados, possui infraestrutura de estacionamento, além de ser próximo à restaurantes e ser um cenário apaixonante. Suas águas profundas e escuras ganham vida pelas hortênsias e azaleias que estão ao seu entorno. Um outro atrativo são os pedalinhos que funcionam diariamente das 8h30 às 18h. A hora que você passar pelo lago vai ver as pessoas passeando, tomando chimarrão e praticando esportes ao ar livre. Embora tenha 14m de profundidade máxima, também é artificial e idealizado por Leopoldo Rosenfeldt. Por conta de um trágico incêndio ocorrido em 1942 em que parte das árvores foram queimadas, os moradores abriram uma fenda no chão e encontraram a vertente que originou o lago.

Rótula das Bandeiras

Localizada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, a rótula das bandeiras é um espaço que homenageia todos os estados brasileiros e excelente lugar para fotos. Além das bandeiras, é onde se encontra uma réplica gigante do Kikito, o troféu que representa o Deus do Bom Humor entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

Rua Torta de Gramado-RS

O nome original é Rua Emilio Sorgetz, mas é conhecida como Rua Torta. Você vai para Gramado? Então precisa conhecer este lugar! Uma rua sinuosa que lembra a Lombard Street, na Califórnia. A rua em si já chama atenção por suas curvas, mas o que a tornam ainda mais mágica são as flores e as árvores em volta.

Praça das Etnias

É uma praça que representa os povos que colonizaram Gramado, composta por casa com arquitetura italiana, uma alemã (que é conhecida como Casa do Colono) e outra portuguesa. A mais famosa delas é a Casa do Colono, que vende produtos artesanais característicos da região, como por exemplo pães, salames, geleias e outras delícias. Para quem vai de ônibus, é o primeiro ponto de visita, já que fica em frente a rodoviária.

Gramado-RS e sua gastronomia de primeira

Imagem dos chocolates artesanais de Gramado.

É difícil escolher o que é melhor em Gramado! Paisagens maravilhosas, infraestrutura, dezenas de atividades e sua impressionante variedade gastronômica. E não é apenas variedade não, Gramado vai te surpreender na qualidade de cada prato! De doces únicos como o apfelstrudel de canela até sabores do Tibet, você vai chegar perto do paraíso nos dias que estiver por lá.

A imigração italiana na Serra Gaúcha trouxe sabores e tradições que passam de geração para geração. Mais que fondues e massas, cada prato faz com que você mergulhe em uma infinidade de sabores e uma experiência gastronômica singular. Cantinas italianas, especialidades alemãs, ingredientes artesanais e diversos tipos de carnes atendem do mais simples ao mais exigente paladar.

Café Colonial – nunca vá sozinho!

São dezenas de opções de cafés coloniais por Gramado e a dica mais importante é: não vá sozinho. Se possível, vá em grupo! O café colonial é uma experiência muito comum nos estados do Sul do País e se caracteriza pela fartura. Pães artesanais, queijos, polentas, opções com linguiça, frango e porco, bolos, legumes, doces, sucos e até mesmo vinho compõem uma mesa digna das grandes famílias.

O frio pede fondue

Impossível citar Gramado-RS sem lembrar das fondues à beira da lareira. Comece pelo fondue de queijo, desfrutando também dos acompanhamentos que vão de pão à goiabada. Em seguida, experimente as fondues de carne e os molhos mais variados. E claro, na terra do chocolate, você não pode deixar de saborear a fondue de chocolate com frutas fresquinhas e uvas deliciosas da região!

Separamos também alguns dos restaurantes mais bem avaliados para você conhecer.

Trattoria Boniatto

É o queridinho de Gramado! Com pratos a partir de R$70, você vai desfrutar uma genuína comida italiana em um ambiente rústico e cheio de requintes. Massas diversas, saladas e, claro, uma polenta gratinada sensacional. Há também opções vegetarianas e veganas no cardápio.

Vue de la Vallée

No Vue de la Vallée você encontrará opções para jantar que incluem a culinária francesa e suíça. Diversos fondues, carnes, massas e vinhos em um ambiente clássico com toque alpino. A parte boa é que possui estacionamento e toda uma infraestrutura com acessibilidade.

DUO Cozinha Contemporânea

Comer bem sem erros! Com pratos a partir de R$60, no Duo você experimentará comida temporânea nacional e internacional, além de aproveitar drinks especiais do bar. Seu cardápio variado atende também com opções veganas e vegetarianas.

Restaurante Höppner

O Höppner é um espaço gastronômico e cultural em Gramado-RS tamanha história que ele carrega. Um restaurante com comida típica alemã, fundado por uma das famílias mais tradicionais da região. Com pratos a partir de R$55, você comerá bem e ainda tem opções sem glúten para não deixar ninguém de fora.

White Fly

Um simpático pub com cerveja artesanal que inclui no cardápio smash burguers incríveis, além de petiscos bem a moda brasileira! Uma opção ótima para descontrair ao fim do dia se você não estiver afim de sentar para jantar. Os preços variam entre R$14 a R$45 e o lugar fica aberto até tarde.

Onde se hospedar em Gramado?

Ainda que Gramado não seja uma cidade grande, os melhores bairros para você buscar se hospedar são o centro, no Bairro Planalto, e no Lago Negro. Isso porque você ficará próximo aos principais pontos turísticos e poderá fazer tudo a pé. Mas se você procura sossego e preços mais baixos o melhor é procurar pousadas e chalés um pouco mais afastados.

O preço médio de uma diária de hotel para duas pessoas em Gramado é de R$400, valor este que varia de acordo com o período que você vai e a antecedência de reserva. Já pousadas com um bom custo benefício ficam a partir de R$250 e as de luxo a partir de R$1600 a diária. Separamos algumas opções bem procuradas para te ajudar.

Hoteis em Gramado

O Hotel Colline de France é um dos mais procurados e bem avaliados em Gramado. Tem seu estilo inspirado na delicadeza e elegância francesa. As acomodações são bem equipadas e aconchegantes. Seu ponto forte é o inigualável café da manhã. Além disso, você terá opções de massagens relaxantes, tratamentos corporais e faciais no próprio hotel.

O Hotel Fioreze Centro é outro nome bastante cotado entre os viajantes. O pacote oferece várias comodidades, além de uma atmosfera mais relaxante para a família. Excelente para aqueles que buscam custo-benefício sem abrir mão dos extras.

Opções de pousadas em Gramado

Se você quer uma opção mais em conta e ainda sim relaxar em lugares aconchegantes, as pousadas são mais indicadas. A Pousada do Vovô Nino, por exemplo, fica próxima ao Lago Negro e é bem cotada para famílias por possuir quartos amplos. A boa notícia é que eles também aceitam pets de pequeno porte!

A pousada Água Branca fica bem pertinho do Mini Mundo e é muito aconchegante. O estabelecimento oferece quartos com varanda, vista para o jardim e uma área de estar com lareira, além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Outro ponto importante de destacar são as opções de parcelamento sem juros.

Inclua Canela-RS no seu roteiro de viagem a Gramado-RS

As belezas naturais de Canela-RS.

É impossível falar de Gramado sem citar sua vizinha, Canela. A cidadezinha fica a apenas 9km de distância e vai deixar sua viagem ainda mais incrível! Você pode ir de transporte público ou pedir um Uber, por exemplo.

É um lugar que traz casas de chocolate, cafés coloniais, restaurantes e, sem dúvida, as mais belas vistas de toda a Serra Gaúcha. Não à toa Canela se destaca pelo ecoturismo sem perder o romantismo. Separamos alguns dos pontos mais bonitos que não podem faltar na sua visita!

Parque do Caracol e Teleférico de Canela

A Cascata do Caracol é um dos mais famosos pontos de Canela. Sua queda d’agua de 131m faz com que todos os visitantes se apaixonem. O Parque do Caracol é um lugar onde a natureza convive em harmonia o turismo. O turista deslumbra a paisagem e encontra mirantes, restaurantes, lojas, trenzinho e, claro, a escada de 927 degraus! Além disso, você não pode deixar de fazer o passeio de teleférico, que leva até o Mirante da Cascata Vale Lageana.

Estação Verde Adventure Park

Ecoturismo e turismo de aventura andam lado a lado no Estação Verde! São aproximadamente 5 hectares de beleza e diversão. São opções como por exemplo tirolesas, rapel, ponte pênsil e trilhas feitas com total segurança. Além disso, o parque conta com excelente infraestrutura para família, com estacionamento, acessibilidade e sanitários.

E não para por aí, em Canela você ainda encontra o Parque do Pinheiro Grosso, com a maior e mais antiga araucária do mundo. São aproximadamente 700 anos de existência e seu tronco é tão grande que são necessárias 12 pessoas para abraça-lo por completo. Outro lugar que ganha destaque é o Parque das Sequóias, com uma das maiores coleções de coníferas do mundo. Os mais aventureiros também frequentam o lugar por conta dos roteiros de treking e a prática do mountain bike.

E aí, anotou tudo? Então conta pra gente nos comentários qual o que nã vai faltar na sua viagem? E se você já foi a Gramado-RS e pretende ir de novo após lembrar de todas essas opções deixe sua dica!

Compartilhe:
Carlos Soccol

Carlos Soccol

Leia também

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram